• pedroncarolina

ADAPTAÇÕES DE LIVROS PARA O CINEMA DE 2020 PARA VOCÊ MARATONAR.

Por Carolina Pedron - 1 MSI A | IFSVS

Imagem retirada da internet


Nada melhor do que absorver um pouquinho de cultura lendo e assistindo filmes, não é mesmo? Por isso trouxe um pequena, porém boa lista de filmes que receberam uma adaptação para as telinhas este ano.

É muito comum ocorrerem estas adaptações para aqueles leitores que sonham algum dia tirar de suas imaginações aquelas histórias que tanto os cativam. Muitas vezes nem sabemos que aquele livro que lemos possui uma forma "física" por isso é sempre bom estar atento nas atualizações do cinema. Claro que tem vezes que algumas adaptações deixam a desejar, mas prometo que estes 5 filmes são de uma boa qualidade.


Então se você ai que esta quarentenado e respectivamente no tédio, pega esta listinha para fazer uma boa e longa maratona naqueles dias que parecem não terem fim.


(lembrando que eu sempre recomendo a leitura dos livros antes de assistir os filmes para um melhor aproveitamento, mas vá de acordo com sua vontade :)



Por Lugares Incríveis

Imagem retirada da internet


Originalmente lançado em 2015, o livro de Jennifer Niven conta o história de dois adolescentes: Violet Markey, de 17 anos que está sofrendo com o luto pela morte de sua irmã após um acidente, e Theodore Fitch colega da escola que salva Violet após sua tentativa de suicídio no parapeito de uma ponte próximo ao local onde sua irmã morreu. E desde então ambos começam a se aproximar cada vez mais e desenvolvem um relacionamento clichê e ao mesmo tempo cheio de controvérsias.

Certamente esta é uma história com muitas emoções e sentimentos envolvidos, onde ambos sofrem com problemas pessoais e suas angustias de talvez nunca serem amados por alguém sendo quem eles são. Acredito que qualquer adolescente consegue se identificar e sentir exatamente o que os atores querem passar, por muitas vezes escondermos nossos sentimentos de solidão e tristeza com medo de sermos julgados ou incompreendidos.

O livro foi adaptado pela Netflix e conta no seu elenco com Elle Fanning (Violet Markey) e Justice Smith (Theodore Fitch). Até hoje ela divide muitas criticas, positivas e negativas, por talvez não ter construído uma relação complexa com o casal. Só sei que eu aconselho você pegar um lencinho para assistir, por que as lagrimas rolam soltas.


Mulhererzinhas

Imagem retirada da internet


Mulherzinhas é um clássico romance de Louise May Alcott publicado em 1868 que conta a história de quatro irmãs ambiciosas que estão começando a crescer e a se tonarem adultas entre 1861 e 1865, durante a Guerra Civil americana. Já recebeu outras adaptações para filmes e teatros, e dessa vez foi parar nas telonas com seu nome Adoráveis mulheres dirigido por Greta Gerwig, que conta com um impecável e talentosíssimo elenco de Hollywood com nomes como Emma Watson (Meg March), Saiorse Ronan (Jo March), Florence Pugh (Amy March), Eliza Scanlen (Beth March) e Timothée Chalamet (Laurie). O filme foi indicado para o Oscar, Globo de Ouro, Critics' Choice Awards, entre outros...

Nele vemos as irmãs March se desenvolverem e buscarem, cada uma, os seus sonhos e viverem baseadas em suas próprias regras com muito empoderamento, rebeldia e também romances rsrs.



O Pintassilgo

Imagem retirada da internet


Não poderia deixar de falar sobre o meu xodózinho deste ano haha, O Pintassilgo é um romance de Donna Tartt publicado em 2013 que recebeu o prêmio Pulitzer de ficção em 2014 contando a história de Theo, um garoto de 13 anos que sobreviveu a um ataque à bomba em um museu em Nova York, onde ele acabou perdendo a sua mãe.

Nisso ele consegue salvar O Pintassilgo, uma pintura de Carel Fabritius, e assim acaba tendo um vínculo emocional com o mesmo. Theo é destinado a ficar com uma família adotiva e logo depois vai morar com seu pai em Las Vegas, que até então era ausente. Lá ele conhece Boris, um garoto ucraniano que possui um grande acesso as drogas e um pai que constantemente o espanca. Ambos criam um vínculo muito grande o que acaba levando Theo a um mundo totalmente diferente do seu comum. Logo depois Boris se muda e nós acompanhamos a vida de Theo até o seu reencontro.

O mais interessante deste filme é que ele faz paralelos entre a infância e a fase adulta de quase todos os personagens.

O filme foi produzido pela Warner e temos também alguns nomes bem conhecidos no elenco como Ansel Elgort (Theo adulto), Finn Wolfhard (Boris adolescente), Oakes Fegley (Theo adolescente) e Aneurin Barnard (Boris adulto). Acompanho a produção do filme desde 2018 e fiquei muito contente com a adaptação, porém ele foi criticado por não ter explorado tanto a super conexão que os dois personagens principais tinham na adolescência (que em minha perspectiva é a melhor parte do filme) mas mesmo assim é um filme bom para um domingo tedioso.


P.S. Ainda amo você

Imagem retirada da internet


Quem ai não ama um romance beeem clichê? A trilogia de Todos os garotos que já amei entrega exatamente isto para nós. Depois do sucesso da primeira adaptação do livro veio ai a segunda adaptação, agora P.S. Ainda amo você, livro de Jenny Han publicado em 2015 onde nos aprofundamos na vida amorosa e agitada de Lara Jean, menina que escrevia cartas para todos os garotos que ela já amou.

Depois de fingir namorar uma de suas antigas paixões no primeiro filme, Peter Kavinsky, eles acabam se apaixonando e embarcando em um verdadeiro relacionamento. Neste filme vemos aquela parte do relacionamento onde ele começa a esfriar e surgem aquelas imensas inseguranças, principalmente com o antigo relacionamento de Peter e sua ex, e Lara Jean acaba se questionando se realmente Peter é o cara certo para ela.

Até que John Ambrose, paixão de infância de Lara e para quem ela já escreveu uma carta, aparece em sua vida novamente e eles acabam se relacionando indiretamente.

Acompanhamos todos os questionamentos e dúvidas de Lara até ela decidir quem é seu verdadeiro amor.

O filme foi adaptado pela Netflix e seu principal elenco é composto por Lada Condor (Lara Jean), Noah Centineo (Peter Kavinsky) e Jordan Fisher (John Ambrose). A sequencia foi muito amado pelo público e terá sua terceira e última adaptação, feita pela Netflix, e pretende chegar no catálogo no inicio de 2021.



A volta do parafuso

Imagem retirada da internet


Para quem gosta de um terror clássico este filme é uma boa decisão. A volta do parafuso é uma novela de fantasma escrita por Henry James originalmente publicado em 1898 de forma serial na revista Collier's Weekly. O conto fala sobre Kate, governanta recém contratada da mansão Bly para lecionar dois irmãos que moram lá, Miles e Flora que tinham acabado de perder os pais.

E como na maioria dos filmes de terror, Kate logo começa a perceber que possui algo de errado com a mansão, coisas começam a assombrá-la e ela se vê ameaçada por tudo o que fazia. Mas logo no decorrer do filme vemos um suspense mais psicológico pelo comportamentos que ela começa a observar vindo das crianças e logo descobrimos que elas só não enxergam os espíritos como convivem com eles também. Kate até tenta fugir, mas não consegue abandonar Flora depois do afeto que criou com ela, então conseguimos acompanhar a sanidade de Kate se destruindo em meio de uma casa e crianças tão perturbadas.

Para a adaptação o nome foi modificado para Os Órfãos e como atores principais temos Finn Wolfhard (Miles), Brooklynn Prince (Flora) e Mackenzie Davis (Kate). Ele foi duramente criticado por não ter um final definitivo, mas isso fica para nossas imaginações e teorias.



Muito obrigada por ter acompanhado esta pequena lista até aqui, e se for maratoná-los não esqueça da pipoca!


Até mais :)

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+