• manurosa3011

DEBATE LITERÁRIO DE HAMLET

Atualizado: 2 de Dez de 2020

Por Manuela B.R. 1 ADMB/IFSVS



No dia 9 de setembro, às 21h, os integrantes do grupo de Letramento Literário se encontraram remotamente, em uma sala do Google Meet, para debater uma das mais clássicas obras literárias e teatrais do mundo, Hamlet, de William Shakespeare. Nele, a professora e os alunos comentaram sobre os acontecimentos do livro, além de fazerem críticas a determinadas cenas e entenderem um pouco mais sobre a época em que o autor o escreveu.



Um Pouco sobre Hamlet


Imagem de divulgação do filme Hamlet, uma das versões da obra, lançado em 1990



Hamlet é uma das mais famosas obras de Shakespeare. Ela dita a história de um príncipe valente que descobre, por meio de um encontro sobrenatural, o real acontecimento que fez com que seu pai, o rei da Dinamarca, morresse de forma cruel. E essa crueldade foi executada por um importante membro da realeza, e de sua própria família. É nesse livro que temos aquela frase que, com certeza, você leitor já deve ter escutado: “Ser ou não ser, eis a questão”.


Anteriormente ao debate, os participantes do encontro leram a obra, por PDF ou livro físico, e a professora preparou uma apresentação em slides, com fatos sobre William Shakespeare e a ocasião em que vivia, momentos marcantes do livro – como as críticas sociais que o autor aborda em meio às falas dos personagens –, perguntas que ela faria para os discentes, dentre outros fatores importantes a serem pautados em um debate.



Slide contendo fatos sobre William Shakespeare



No debate, foram apresentados os slides com os comentários da docente, juntamente com as colocações dos alunos. Como planejado, o debate foi muito interessante e divertido, pois teve a participação de boa parte dos participantes do projeto, que colocaram suas opiniões sobre os personagens e os acontecimentos de Hamlet em pauta. Eu, por exemplo, expus bastante os pontos positivos e negativos, em meus conceitos, da obra, assim como cenas que me agradaram ou que eu pensava não ter necessidade de ocorrer.

O grupo do projeto tem intenção de marcar um próximo encontro síncrono para a discussão de alguma obra literária, que será lida anteriormente ao debate, porém ele ainda não foi escolhido, pelo enfoque na produção de uma performance teatral do próprio livro Hamlet, como está explicado no post anterior à este (Encenando Hamlet Online: Orientações com a Profª da UFSM Marcia Berselli). Porém, enquanto isso, os alunos podem pensar um pouco em qual pode ser a próxima obra, de preferência acessível a todos, a ser debatida.

3 visualizações0 comentário

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+