• manurosa3011

DEBATES LITERÁRIOS NO CLUBE DE LEITURA ATHENADOS

Atualizado: Nov 22

Por Manuela B. R. do 1° ADM B/IFSVS




O Clube de Leitura Athenados é um local para os amantes de livros discutirem obras literárias. Ele é um encontro mensal, que antes do distanciamento social ocorria na Athena Livraria, mas, no momento atual de quarentena, ocorre no ambiente do Google Meet e é aberto a quem quiser participar. Nós, do Grupo de Letramento Literário, participamos de dois desses encontros, o primeiro sobre o livro Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie, e o segundo sobre o livro 1984 de George Orwell.


Debate de Hibisco Roxo


Hibisco Roxo é um livro escrito por Chimamanda Ngozi Adichie, uma feminista e escritora nigeriana. A obra nos leva à Nigéria para descobrir a história de uma garota chamada Kambili, que lida com uma família problemática, tudo por causa de um pai que tira seu disfarce de homem bom quando está em casa. Com o passar do tempo e com os acontecimentos dessa narrativa, a jovem começa a enxergar a realidade em que vive.



Foto de divulgação do Debate sobre o livro Hibisco Roxo



O debate desse livro ocorreu no dia 23 de julho às 19h30min. Contou com a participação de alguns leitores e foi um papo muito agradável. Infelizmente, eu não consegui ler a obra para poder expor minhas opinião sobre ela, mas a discussão que ocorreu foi interessante e com perguntas bem objetivas, me colocando à par da história e abrindo o meu interesse por esse livro, que futuramente lerei.



Captura de tela tirada ao final do debate sobre o livro Hibisco Roxo



Debate de 1984

O livro 1984 é um clássico moderno escrito por George Orwell, um autor muito prestigiado. A obra é uma distopia que narra a vida de Winston Smith, um homem solitário morador da Oceania, um Estado Ditador em guerra, que observa cada ato e pensamento de seus habitantes, modificando constantemente o passado e tornando a população ignorante. O protagonista luta internamente contra toda essa mentira que o Estado impõe, junto com uma paixão inesperada e libertadora.



Foto de divulgação do debate sobre o livro 1984



O debate da obra atemporal ocorreu dia 24 de setembro às 19h30min. Nesse encontro compareceu um número maior de leitores e espectadores e foi muito interessante de se ouvir. No dia da discussão, eu não havia lido o livro, mas, por ler depois, devo dizer que é um livro muito rico e profundo, e que o seu debate realmente mostrou os diferentes e complexos lados da obra. Colegas que leram o livro também participaram do debate e certamente tiveram sua compreensão da obra ampliada pela participação no debate.



Captura de tela tirada ao final do debate sobre o livro 1984



O próximo debate será sobre o livro Aprendendo a Cair, de Mikael Ross, no dia 19 de novembro, às 19h30min. Como sempre, está aberto a participação de leitores e espectadores. Provavelmente eu irei participar dele, mas somente assistir e, dependendo do veredito de quem leu, vou adicionar o livro na minha listinha de leitura. Por fim, as fotos e as informações desse post foram tiradas do Facebook do Grupo de Leitura Athenados, vale à pena dar uma olhada e participar dos debates com essa galera:








28 visualizações

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+