• manurosa3011

ENCENANDO HAMLET ONLINE: ORIENTAÇÕES COM A PROFª DA UFSM MARCIA BERSELLI

Atualizado: há 14 horas

Por Manuela B. R. do 1° ADMB/IFSVS



O Grupo de Letramento Literário uniu forças com a professora da UFSM, Marcia Berselli, na proposta de fazer uma apresentação teatral adaptada da peça Hamlet, em ambiente virtual. Os encontros ocorrem no Google Meet, e neles os integrantes organizam cada passo da peça, além de discutirem sobre a melhor forma de levar Hamlet para um ambiente atual.


Os alunos vão aprender um pouco sobre atuação teatral, e irão interpretar personagens da trama e/ou escrever a adaptação do roteiro. Alguns também irão trabalhar na parte da edição, narração, entre outros afazeres importantes para que o produto final saia o melhor possível. Por ser um período de quarentena, a peça será gravada individualmente, ou seja, cada ator irá interpretar seu personagem em casa, sem aglomerações ou qualquer quebra do distanciamento social.



O primeiro encontro


Captura de tela tirada ao final do primeiro encontro remoto



O primeiro encontro no G Meet ocorreu no dia 15 de setembro às 11 horas. Nele, foram apresentadas a proposta dos encontros e a ideia de fazer uma peça teatral da clássica obra Hamlet, executada de maneira remota e postada em episódios, que seria produzida pelos próprios integrantes do projeto. Desse modo, os alunos participantes melhoram suas experiências interpessoais e seus sensos criativos, além de se tornarem mais simpatizantes com o ambiente artístico teatral. Nesse dia, também, foi perguntado aos estudantes quais áreas utilizadas (atuação, dissertação, edição, entre outros) eles gostariam de performar.



O segundo encontro


Captura de tela tirada ao final do segundo encontro remoto



O segundo encontro ocorreu no dia 15 de outubro, às 18 horas, também no Google Meet. Nesse dia, os alunos e professoras colocaram suas ideias, no quesito roteiro, em pauta, como a mudança do ambiente medieval de Hamlet para outro mais atual, assim como o padrão de fala dos personagens. Também foi separado o grupo de alunos responsáveis pela dissertação, que trabalhou pelas próximas três semanas na adaptação do Ato I da peça.



O terceiro encontro


Imagem de divulgação do segundo encontro remoto



O terceiro encontro ocorreu às 11 horas do dia 10 de novembro, novamente no Google Meet. Nesse dia, os alunos responsáveis pela dissertação entregaram o roteiro adaptado, já pronto, e as professoras comentaram positivamente sobre ele. Também foram separados alguns cargos, como a direção, vice direção, e o encarregado da edição, além dos participantes ali presente discutirem um pouco sobre as gravações e figurinos.


O próximo encontro ainda não tem um dia definido, depende da separação dos integrantes que irão atuar e das tentativas de filmagens que irão ocorrer entre o terceiro e o próximo encontro remoto. Do mesmo modo, o dia de postagem do primeiro episódio também não tem data definida, mas fique de olho, pois todos do grupo tem trabalhado bastante para que os episódios saiam logo, com qualidade e com uma pitada de bom humor.


Atualizações em breve!

13 visualizações

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+