• pedroncarolina

EVENTO ONLINE TRAÇANDO LIVROS COM A OBRA DO MÊS: 1984 DE GEORGE ORWELL

Atualizado: Jan 13


( fotografia retirada da página do Facebook "Traçando Livros")


Debate do livro 1984 George Orwell


O debate aconteceu no dia 22/11/2020 ás 16:00, por meio digital pelo Google Meet, o debate foi realizado pelo Clube Traçando Livros que se encontra em São Paulo, contou como mediador Alfer Medeiros e Thiago Prada, contou com a presença de 23 pessoas foi debatido o livro de George Orwell um autor muito prestigiado, no debate foi falado e citados característica do livro e foi debatido temas importante como politica e governos totalitários, cada um pode expor sua opinião.


No dia do debate já tinha conhecimento e lido uma boa parte do livro e já tinha participado de outro debate sobre o mesmo, pude refletir sobre vários pontos que o mesmo trás, e como ele é um livro importante de ser lido.


1984 George Orwell

Sobre o livro ele é um livro com dezenas de milhares de cópias vendidas em todo o mundo, a história se passa no ano de 1984, em um futuro distópico onde o Estado impõe um regime extremamente totalitário para a sociedade, através da vigilância do Grande Irmão, esse regime é imposto

por um partido, o local onde o romance se ( foto retirada do Google)

passa é na Oceania e a história é marcada

pelo medo e pela repressão, pois quem

pensava contra o regime era acusado de cometer um crime.

O personagem principal é Winston Smith ele logo começa a questionar o modo como age o Estado. Winston faz parte do Ministério da Verdade, tendo como função alterar dados para que toda a história, comunicado e documento estivesse de acordo com o que o partido pregava. Winston detesta o sistema, porém evita desafiá-lo. Isso muda quando se apaixona por Júlia.


Por Kauany Nascimento Dos Santos

1°MSI A/IFSVS


Prints do encontro retirados pela Profª Marcia Juliana


Os slides trazem informações importantes para a contextualização do autor e da obra:

(Captura de tela tirada na abertura do encontro)

(Captura de tela tirada no desenvolver do encontro)

(Captura de tela tirada no desenvolver do encontro)

(Captura de tela tirada no desenvolver do encontro)

(Captura de tela tirada no desenvolver do encontro)

(Captura de tela tirada no desenvolver do encontro)

(Captura de tela tirada no final do encontro)


A obra 1984 de George Orwell pode ser considerada uma das melhores distopias do século XX. Hoje, mesmo após anos de sua publicação, sua história e "ensinamentos' podem ser aplicados em nossas vidas. A sua história menciona sobre um mundo onde não existia o mínimo de liberdade. Todos eram observados, e suas escolhas e pensamentos eram controlados não somente pelo grande irmão, mas sim, uns aos outros.


Este livro nos mostra como foi e é importante termos autonomia de nossos direitos de liberdade e como ainda devemos lutar para que isso continue sendo de nossa soberania, mesmo em tempos de tecnologias, em que praticamente temos toda nossa vida exposta em aplicativos.


Analisando o contexto do livro e suas respectivas resenhas me surgiu a pergunta se já não estamos no "1984" que George criou. Será que temos mesmo essa emancipação toda e que sempre estamos pregando? É normal nos acostumarmos a sair nas ruas com milhares de câmeras observando nossos passos? Ou até mesmo vivermos cercados de fake news e diversas censuras por parte de secundários? Será que era essa a liberdade que George falava ou esta liberdade nunca chegou a existir? Muitos questionamentos que, tirados do livro, se aplicam diretamente no nosso dia a dia.

Esta produção é certamente um presente para quem lê, e expande nossos pensamentos em meio a toda a alienação e limitações que passam diante de nossos olhos fechados.


Por Carolina Gonçalves Pedron - 1 MSI A / IFSVS

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+