O Carteiro e o Poeta

Resenha elaborada pela aluna Ana Lídia do curso de Agronomia/SVS, participante do projeto.





O Carteiro e o Poeta é uma obra do escritor chileno Antonio Skármeta, o qual relata a relação de amizade do humilde carteiro Mario Jiménez, de Ilha Negra, com o poeta Pablo Neruda.



Aos 17 anos Mario Jiménez consegue o trabalho de carteiro, onde sua única função era entregar correspondências para o famoso poeta Pablo Neruda, a distância e do peso das cartas não foram empecilho para ele aceitar o emprego, pois sua admiração pelo poeta era maior do que as dificuldades. Ao decorrer da obra Jiménez e Neruda desenvolvem uma singela amizade, em que o poeta ajuda o carteiro a utilizar metáforas para conquistar o coração da garçonete Beatriz, tendo como uma “pedra no caminho” a mãe da jovem, Dona Rosa.


O livro é repleto de humor, romance, poesia e muitas metáforas, é quase impossível não rir durante a leitura. Além de ser uma homenagem ao poeta mais influente da literatura chilena, Pablo Neruda, a obra faz contextualizações históricas ao momento político do país, desde o período em que Allende é eleito presidente até sua morte, com o golpe militar de Pinochet.



No começo da narrativa Mario era um rapaz ingênuo, que ao decorrer dos anos foi amadurecendo, sendo possível acompanhar na obra essa transição, mas que sempre se lembrará do poeta com carinho e saudade. Neruda sempre viajava muito, mas sempre retornava para o seu lugar favorito, Ilha Negra, onde na descrição do livro parece ser um lugar calmo, onde até os sons são descritos com o uso de metáforas.


A obra acaba prendendo o leitor do início ao fim, uma leitura divertida, por vários momentos sexy. A todo momento se torce para os personagens, mesmo existindo outros pontos importantes durante todo o tempo me vi torcendo pela amizade entre Mario e Pablo, da qual considero a parte mais poética da história. E assim fez jus a uma das frases do livro “A poesia não é de quem escreve, mas de quem usa!” (p. 86).





O You Tube possui uma versão do filme para aqueles que gostam de ler o livro e comparar com o filme:



https://www.youtube.com/watch?v=8G2XBVeURVE&t=194s



27 visualizações

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+