O morro dos ventos uivantes




AUTOR: Emily Brontë


ANO DE LANÇAMENTO: 1847


SOBRE A AUTORA


Emily Brontë


Nasceu no dia 30 de julho de 1818 em Thornton, Yorkshire. Apesar de ser uma talentosa escritora, tinha vergonha de expor seus poemas por considerá-los particulares demais. Em uma época estritamente machista, ela e suas irmãs (Anne e Charlotte) tentam conquistar um espaço para publicar suas obras.


A mais fechada e mais solitária das irmãs Brontë, morreu de tuberculose, aos 30 anos, em 19 de dezembro de 1848, mesmo ano da morte de seu irmão Branwell. Sua obra é reconhecida até hoje em dia, sendo considerada um clássico da literatura romântica inglesa.



RESUMO DA HISTÓRIA


O jovem Heathcliff é adotado pela família Earnshaw. Ele logo se apaixona por sua irmã adotiva Catherine, mas o amor é impossível dadas suas realidades sociais, ela considera degradante casar com um homem sem qualquer patrimônio.




Heathcliff vai embora e Cathy adoece de pesar, como forma de se confortar, a jovem resolve se casar com seu vizinho rico, Edgar. Quando a moça começa a se sentir feliz, sua paixão do passado retorna, agora como um homem rico e rancoroso.


Com o retorno de seu grande amor, Catherine se vê atormentada em uma crise emocional, ficando dividida entre os dois homens. Ela morre logo após o parto de uma linda menina, que começa a ser alvo do ódio de Heathcliff.




A história continua, agora Heathcliff atormenta a filha de Catherine a fazendo casar com Linton, seu detestável filho. O algoz, porém não esperava que a jovem ficasse amiga do primo, Hareton Earnshaw. Essa relação inesperada acaba desenrolando em um final, em parte, feliz.




Recomendo muito o livro, pois ele nos instiga a ler até o fim, temos sentimentos controversos, nos indignamos com as ações de Heathcliff, porém sabemos de sua trajetória triste e sentimos pena por causa da separação do casal.


É um livro trágico, apesar do final ser, para alguns personagens, feliz. Essa felicidade foi forjada em cima de cadáveres de toda uma geração (Heathcliff, Catherine, Edgar e Hindley Earnshaw). Um dos motivos para esse livro ser considerado tão fantástico é que ele contraria a época, choca os leitores até hoje com o desenrolar dessa história, que mistura o romance com um certo terror.

Luana Fernandes da Silva

Aluna do 2° ano de Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul


Obs: As imagens foram retiradas da rede de internet. Estão sendo usadas para ilustração e função educativa. Não são de minha autoria.

17 visualizações

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+