• manurosa3011

OS CAMINHOS DA LITERATURA CEARENSE – PARTE 1

Por Manuela B.R. - 1 ADM B/IFSVS


(Imagem de divulgação do encontro)



No último sábado do mês passado, dia 30 de janeiro de 2021, das 15 às 18 horas, ocorreu a penúltima edição do Webinário Linguagem em Ação: Os Caminhos da Literatura Cearense – Parte I, uma conversa entre escritores do Ceará, mediado pela Professora da IFCE Itapipoca, Nadya Gurdel. Ele ocorreu na plataforma Google Meet e contou com a presença de sete nomes relevantes da literatura cearense, além de diversos espectadores.

A conversa teve diversos tópicos, mas focou principalmente nas histórias de vida dos autores, além de seus pensamentos sobre a realidade literária atual.



O ENCONTRO



No início do encontro, a mediadora fez uma breve apresentação de cada um dos participantes, falando um pouco sobre seus extensos currículos. Após sua introdução, cada um deles foi chamado para falar um pouco de sua trajetória com a literatura.

Primeiro, foi a profa. Efigênia Alves, que fala um pouco de sua infância, onde a leitura não eram muito valorizada. Porém, a autora foi pelo caminho contrário à esses pensamentos. Se tornou professora, publicou livros, teve alguns problemas com editoras e agora criou seu próprio selo editorial.

Depois, chegou a vez do prof. Carlos Vazconcelos, que toca no ponto da cultura de publicações, vendas e distribuições de livros. Ele, o qual tem seu próprio selo editorial, critica o rumo atual dos escritores brasileiros, que a cada vez mais estão escrevendo (e ensinando a escrever) obras “best seller’s”, mais “americanizadas”, e deixando de lado as vivências de nosso país.

Infelizmente perdi um pouco do encontro após as colocações de Vasconcelos, mas houveram também a fala da profa Elinalva Alves, que dialoga sobre a dificuldade dos deficientes visuais em relação à literatura, assim como faz alguns comentários sobre a trajetória das escritoras femininas; o prof. Elder Vidal, o qual conta um pouco sobre suas vivências na infância, sua vida como autor de livros e seu amor por teatro; a profa. Fernanda Diniz, que fala um pouco sobre seus projetos literários; e encerrando com chave de ouro, o prof. Leite Jr. leva sua voz ao encontro.

Foi uma live muito interessante e agradável, e devo dizer que o papo que mais curti foi o do prof. Carlos Vazconcelos, pois visualizo muito do que ele disse na realidade. Enfim, tive problemas com a internet para assistir o webinário inteiro, mas muito do que observei me deleitou, logo, o recomendo bastante.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo